Jornal Correio Popular Notícia



INFRAESTRUTURA
Pistas de aeroportos são aprovadas após testes de Medição de Coeficiente de Atrito

Data da notícia: 2024-03-12 17:55:53
Foto: Rogério Leme/Divulgação
Os procedimentos foram realizados nas pistas dos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena

Os serviços de Medição de Coeficiente de Atrito e Ensaio de Macrotextura, nas pistas de pousos e decolagens dos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, foram realizados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no período de 29 de fevereiro a 2 de março. As ações reforçam os avanços pretendidos pelo governo de Rondônia nos terminais aeroportuários.

De acordo com o diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER), Eder Fernandes, o serviço, neste momento, atende às exigências do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC nº 153), que versa sobre a operação, manutenção e resposta à emergência dos aeródromos brasileiros, de cumprimento obrigatório pelos operadores, conforme a frequência de voos da aviação regular/comercial.

“A cada 360 dias, faz-se necessário a realização de ensaios de coeficiente de atrito e de macrotextura, nas pistas de pouso e decolagem, para garantir a segurança dos aeroportos”, explicou Eder Fernandes.

O coordenador Aeroportuário, Rogério Leme, disse que a contratação dos serviços tem a finalidade de verificar as condições das pistas de pousos e decolagens (PPD), se elas possuem a aderência necessária entre os pneus das aeronaves e a pista, e se o atrito entre a superfície das pistas aeroportuárias e os pneus das aeronaves permite a aceleração e a frenagem segura após o pouso.

Segundo Leme, após a realização dos serviços, foram obtidos resultados satisfatórios e dentro dos parâmetros exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nas pistas de pouso dos aeroportos de Ji-Paraná (SBJI), Cacoal (SSKW) e Vilhena (SBVH). O procedimento garante a segurança nas operações de pouso e decolagem no interior.

Fonte: Antônia Lima - Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.